REIKI é um termo genérico japonês que foi vinculado a técnicas milenares de cura por imposição das mãos. No Ocidente, foi utilizado especialmente para designar o Sistema Usui de Cura Natural, do Mestre Mikao Usui, e é a junção de Rei - Energia Cósmica Universal, com Ki - Força Vital.
Para entender o Reiki, partimos do princípio de que todo ser vivo é composto de energia, chamado Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses. O equilíbrio e a harmonia dessa energia é que gera e mantém a vida e a saúde.
O Rei, como é colocado em Reiki, significa "a sabedoria que procede de Deus ou do Eu Superior". Assim, Reiki é a utilização da energia cósmica universal, com a sabedoria e a consciência divina, na harmonização da nossa energia vital, promovendo saúde física e espiritual, através da utilização de símbolos sagrados.
A prática do Reiki é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, órgão ligado à ONU.
O PRIMEIRO MESTRE
MIKAO USUI - CRIADOR DO SISTEMA DE CURA REIKI |
O sistema de cura Reiki, tal como conhecemos hoje, foi determinado pelo japonês Mikao Usui. Nascido em 1865 na pequena vila de Yago, ainda pequeno foi enviado a um mosteiro budista, onde travou contato com a medicina tradicional chinesa e o kiko, uma prática de cura fundamentada no desenvolvimento e uso da energia vital.
Usui acreditava na utilização da energia para a cura, mas buscava um sistema em que não precisasse usar a própria força para promover bem-estar a quem necessitasse.
Essa busca, aliada a circunstância pessoais, fez com que ele partisse para um treinamento patrocicinado pela seita metafísica Tendai em um templo budista, onde permaneceu durante 21 dias jejuando, meditando e entoando canções e orações sob uma pequena queda d'água que, golpeando o topo de sua cabeça, acreditá-se que ativou o seu chacra da coroa.
A partir dessa experiência, formulou as bases para o Sistema Usui de Cura Natural, o Reiki.
Essa prática chegou ao Ocidente através da Mestra Hawayo Takata, filha de imigrantes japoneses nascida no Havaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário